25 janeiro 2012

Alimentação menos calórica

Observei que poucas de nós blogueiras aparecemos nos fotos que postamos: ados encontros, das férias, do natal.... "magras", ou melhor normais, a maioria de nós blogueiras, estamos aparecendo com braços gordos, rostos com papadinhas, quadris imensos, coxonas, .... Foi assim que decidi mudar


Todo ano recomeçava minhas dietas, em abril já havia perdido tudo o que ganhava no ano anterior e só, em julho de férias em São Paulo ou em Paris  (estudo) engordava tudo o que perdi e uns gramas a mais, veja aqui . Conclusão em 4 anos nessa elasticidade, cheguei em dezembro de 2011 com  8 kgs a mais do que meu corpito pode aguentar e o nutricionista que me "acompanha" nesses anos foi claro comigo: "Beth não gosto de trabalhar sem resultados, portanto não gostaria mais de ser seu orientador, já que não alcanço resultados, não por minhas propostas, mas pela indisciplina e falta de amor próprio da minha cliente" 
Arregalei os olhos, sofri com a sinceridade daquele profissional  naqueles segundos, ma como uma boa escorpiana ergui a cabeça e disse: "Você como nutricionista ainda acredita em um ser humano? Pois se a resposta for sim, acredite que esta pessoa aqui estará para a vida toda empenhada em melhorar sua saúde, sua estética e sua disciplina ."  Ele topou o desafio, eu estou desde 2 de dezembro de 2011 tentando me reeducar quanto à alimentação.


MINHAS AÇÕES:
1-ficar por 5 meses sem doces para o organismo se reacostumar com pouco açúcar , porque comia tooodos os dias.
2-substitui a cerveja e o chopp por uma taça de vinho ou uma dose de wisky no máximo por semana
3-bebo  2 litros de água por dia, ainda não consegui mais do que isso (preciso),  mas chegarei lá
4-estou caminhando 6 km (5x por semana) e há um mês  caminho na areia fofa (acirra o condicionamento), 5-ainda não tenho saco pra voltar pra academia, mas quando eu estiver goxtosa voltarei, rs, claro que qdo começar as aulas dia 1 reduzirei os dias de exercícios
6-aprendi a comer de fato 6 x ao dia, antes eu achava demais, mas percebi que assim minhas porções diminuem,
7-não como  carboidrato após as 18hs, como saladas e peixe ou frango grelhados (não como carne vermelha há muitos anos), frutas, chá
8-o restante todas nós já sabemos: nada de frituras, .....


RESULTADO EM DOIS MESES:


- perdi "apenas" 2 kgs (o que é certo, cada pessoa tem um metabolismo, tenho que ir devagar e sempre)
-diminuiu  as medidas da cintura, braço, abdomem, coxas
-flacidez iniciando (credo), troquei  2 aulas de trabalho (menos $)  por 1 hora de massagem localizada
-fim dos buraquinhos celulíticos (ôba) 
-estomatite  (acidez estomacal, falta de ferro,...) - tô aqui sem nem poder falar direito


CUIDADOS:
nunca devemos fazer R.A. sem orientação médica porque  eu com endocrino e nutricionista, tive problemas (cada organismo reage de forma diferente)  preciso retirar alimentos ácidos, parar de beber ADDES, comer mais feijão.... imagine sem orientação.


RECEITINHA MENOS CALÓRICA:  Almôndegas de Soja Texturizada (credo que nada! uma delícia)




-250 grs de proteína de soja texturizada (CAMIL) 
-1/2 xícara (chá) de aveia
-2 colheres (sopa) de linhaça dourada
-1 colher (sopa) quinua
-meia cenoura média com casca ralada 
-2 ovos batidos
-1/4 de cebola ralada
-1 colher (chá) de alho picado
-1 colher (sopa) alho poró
-1 pitada de manjericão desidratado
-1 pitada de sal
-1 colher (chá) de azeite extra virgem
-1 punhadinho de salsa
-5 tomates maduros batidos com 1 xícara (chá) de água


Coloque a proteína de soja no fogo com 1/2 litro de água, qdo ferver, escorra, esprema e volte para mais uma fervura, escorra e esprema de novo, a marca CAMIL é a que tem menos sabor indesejado e forte.
Misture a proteína com os outros ingredientes, caso não tenha ou não goste de linhaça ou quinua, substitua pela aveia (aumenta a caloria). Se estes temperos não te agradam,  substitua-os por outros, só os ovos não podem ser substituídos pq dá a liga para fazer as almôndegas
Faça bolinhas com essa massa, dá mais ou menos umas 30 ou mais almôndegas (pode congelar)
Cozinhe o molho do tomate, qdo levantar fervura coloque as bolinhas dentro do molho até a textura endurecer um pouco, este molho é para umas dez almondegas, as outras congele ou aumente o molho.


Como fui inventando essa receita, baseando-me emtantas outras, com ajuda de especialistas calculei mais ou menos as calorias: 3 almôndegas grandes = 114 Kls (mas você fica muito bem alimentada com apenas salada acompanhando)


Espero que gostem





21 comentários:

  1. Oi Beth..adorei sua força..que bacana que seu nutricionista não desistiu de você! Quero muito me reeducar também, preciso cuidar de mim, tenho feito atividade física (karatê) há dois meses e já me sinto outra..agora estou naquela fase de transformar a gordura em músculo..mas a alimentação ainda está errada, voltarei a nutricionista em fevereiro e verei algumas dicas. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Beth! Eu sei como é isso. Quando casei engordei uns 5 Kg e não conseguir voltar a forma de antes. Mas eu tento... Vou me inspirar nas suas dicas... vamos lá!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Meu amor que nutricionista carrasco hehehehehe

    To nessa de sopas, frango, saladas, chás... a noite.

    Meu metabolismo é lento que é uma carroça hahahaha

    Mas eu acho q esse lance de não jantar faz muita diferença, minha meta são 2 kg por mês também.

    "Tamo junto" hehehehehe

    Beijo amada e força ai!

    ResponderExcluir
  4. Beth querida, há alguns anos, emagreci em um tempo de 10 meses, 8 quilos. Fiquei pesando 52 quilos...fui a uma festa e uma amiga perguntou o que tinha acontecido comigo, eu disse que não tinha acontecido nada, apenas tinha emagrecido.Ela então, falou...pensei que vc estava com uma doença grave...Fiquei tão triste, tão chateada...Cheguei em casa, tirei muitas fotos minhas e percebi como estava magra, com uma expressão triste, sem vida...chorei até me descabelar!Parei de malhar tanto, fazia academia e caminhava todo santo dia, voltei a fazer apenas 3 vezes por semana e comecei a comer normalmente...Hoje, continuo nessa rotina, mas estou sempre de olho na balança, tomo cuidado de não engordar muito e de não emagrecer demais!Espero que alcances sua meta, mas não perca sua alegria!!Bjs!!

    ResponderExcluir
  5. Nada como uma sacudida, um desafio desses( do seu nutricionista) para retomarmos o rumo certo, não? Parabéns, siga em frente, em breve estarás goxtosona como desejas!!
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  6. Beth, eu adoroo essas receitas mais leves, de baixa caloria... Soja texturizada é muito bom, fiz uma farofa incrível com ela!
    Que 2012 seja bem saudável para você.
    beijos :o)

    ResponderExcluir
  7. Oi Beth,

    Pois é...o tecido depois de embebecer de cola fica pesadão mesmo!
    Do jeito que vc falou também tinha ouvido falar. mas eu não tava com coragem de ficar esfregando e paguei alguem pracolocar pra mim.
    depois vc mostra as fotos...
    Resolvi colocar tecido porqueminha filha, papel de parede por aqui está caríssimo, fora do meu orçamento e o tecido eu adorei, achei que ficou como eu queria.

    um beijo e obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  8. Beth, nem me fale em dieta, eu estou uma balufa de gorda e a barriga, estou com medo de entrar em deprê, vou fazer drenagem ou lipo, maridex disse para fazer drenagem, vou ver.
    Eu amo almondegas e faço as minhas em casa, também gosto de soja, então vou inir o útil ao agradável.

    Bjs amiga, tenha uma maravilhosa quinta feira , cheia de muita saúde.

    ResponderExcluir
  9. Oi Beth! Ele realmente de deu um chacoalhão, rs, rs, rs.
    Parabéns amiga, que você consiga alcançar teus objetivos.
    Eu também estou precisando de uma RA, pois como muita besteira... acho que vou falar com esse teu nutricionista... rs, rs, rs.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  10. Acredita que também estou nessa ??
    Porque é fato, a gente se esconde de todo jeito das fotinhas, mas e dos exames clinicos quem nos esconderá !!
    Adorei a receita, ando consumindo bastante Pvt, porque carne tem me feito mal...
    Mas é só mesmo com reeducação que a gente chega em algum lugar.
    Força para nós, rsrsr

    Querida, muito obrigada pelo carinho de sempre, mas no meu aniversário me senti muito especial tendo minhas queridas amigas por perto.

    Bjus 1000 sua linda

    ResponderExcluir
  11. Beth menina, além de xará tamos nessa juntas , pois esse foi meu primeiro post do ano, RA mas ainda não cheguei nessa elevação espiritual sua de fazer exercicios kkkk aqui não tem praia nem rua retas só ladeira, preciso separar uma graninha no meu orçamento pra academia, mas vamos dar força uma a outra quem sabe próximo ano estaremos na Bloqueiras fashion Week kkkkk Bom fim desemana lindona

    ResponderExcluir
  12. É preciso disciplina para a reeducação. Espero que consiga e dou a maior força. Publique os avanços que conseguir, mesmo os menores pois podem servir de incentivo para as outras.
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Beth, é uma luta eterna, né?
    Eu sofro porque adoro um pãozinho, uma massa, um bolinho...
    Mas vamo que vamo que temos o ano todo pra tomar jeito!
    bj,
    Ana

    ResponderExcluir
  14. Também estou precisando perder uns quilinhos e hoje de noite vou fazer sua receita de almôndegas de soja que, aliás, adoro.
    E parabéns pela vitória e coragem do seu filho!

    Bjs,

    Cris

    ResponderExcluir
  15. Oi Beth, te achei no mosaico e vim ver sua receita de almondega de soja! Adorei!
    Li o seu post e acho que você vai gostar de conhecer o meu blog, q é justamente voltado para hábitos saudáveis! Espero sua visita!
    Beijos
    Julia
    estarbemmelhor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Beth, parabéns pela força de vontade, é isso aí, a questão não é nem ficar super gostosona e sim estar com saúde com peso que se deve ter! não sou muito fã de doce, nunca fui, mas é tudo uma questão de acostumar mesmo, se vc quiser vc vai longe! só depende de vc
    bjs
    Renata

    ResponderExcluir
  17. Ai que cara mais deliciosa dessas almondegas!!! Parabéns pela disposição! Eu adoro minhas comidinhas sem crueldade e estou sempre pesquisando combinações novas. Bjs!!!

    ResponderExcluir
  18. Gostei da sua receita, vou fazer, pq sempre uso a proteína de soja, mas ainda não fiz almondegas. Obrigada pelas dicas !
    bjks, otimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  19. Beth, eu gosto mto de almondega de soja.
    Bem temperada e com molho de tomate fica com um ótimo sabor, não é sacrifício nenhum para comê-las.
    Lá no mosaico tb tem outras receitas vegano e tô salvando tudo, quero por em prática.
    Obrigada pela participação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi Beth
    vim te conhecer através do mosaico da Neli.amei o post, a receita parece deliciosa! nunca fiz este tipo de almôndega e realmente preciso perder 30 kgs(só?)rsrs
    receita anotada!

    um grande bjo♥

    ResponderExcluir
  21. Oi, Beth!
    Que lindo seu blog: tanta cor e alegria, acho que isso é coisa de nordestina, né? rsrsrsrsrsrs...
    Vim retribuir tua visita e dizer que o esmalte é o retângulo verde, da colorama, rsrsrsrsrrss...
    Bjs e um lindo domingo pascal,
    Luciana.

    ResponderExcluir