10 novembro 2014

Energize seu lar para 2015

     Se é uma coisa que nós brasileiros damos crédito é a preparação do lar para receber bem o Ano Novo, embora de crenças diferentes,  cuidamos com tanto amor da casinha, pra recebermos as bençãos merecidas por cada um de   nós.

   
     Segundo a filosofia Feng Shui  2015 será o ano 8 (2+0+1+5= 8), a numerologia diz que este número é propício ao crescimento profissional, portanto nós profissionais e arteiras podemos ficar mais confiantes e apostar em nossos talentos.

     A cor do ano 8 é o marrom, que simboliza disciplina e ética, o que será necessário para as transformações que estão ocorrendo em nosso mundo e quem sabe, em nós mesmos. A Uma das paredes do meu quarto é marrom truffa da Suvinil, mesclei com verde menta da mesma marca.

   
                                      assimeugosto






Então vou contar como faço aqui:

  Vou limpando e organizando por cômodos, pra não ficar cansativo, apenas em 1 dia da semana. Comecei em novembro e pretendo no dia 12 de dezembro terminar, quando ascenderei meu pisca pisca que estou preparando e logo mostro pra vocês.

  Para isso preciso de 2 caixas de papelão bem grande (pego em loja de eletrodomésticos).
  A- caixa dos inúteis (lixo)
  B- caixa de doação (Casa da Mulher com Câncer)
  C- caixa de consertos (não é pra ficar no quartinho)

  1- Quartos: tirar todas as roupas  pessoais, cama e banho, calçados, bolsas e malas dos armários.
Colocar   na caixa B tudo o que não me serviu ou não usei em 2014 e está bem conservado
Tudo o que estiver descosturado, rasgado, descolado,desbotado, cartões, papeis, canetas, convites,... na caixa A.

Escanear todas as contas pagas do ano e jogar  na caixa A esses papéis. 

 Lavar as  cortinas, aspirar acima dos armários (se não forem planejados), limpar quadros, paredes com pano úmido, trocar objetos de decoração, os que não quero mais vão pra caixa B, os quebrados para caixa A.
 Limpar janela e o lustre.

Tudo que sobrar  na cama é porque irei utilizar, dobrar e guardar com muito carinho. 

Contratar empresa de higienização que vem à sua casa para limpeza dos colchões, travesseiros (não custa caro, faço um pacote sai mais barato)

 2- Banheiros: olhar a validade de todos os produtos, mesmo que nunca tenha usado, colocá-los na caixa A. Todos os produtos que ganhei (perfumes, sabonetes, cremes, esmaltes, shampoo) e não usei, colocar na caixa B

Lavar a janela, box, espelho, espelho de luz, luminária, trocar as escovas pessoais e a  de higienizar o banheiro, trocar a toca de lavar o cabelo, trazer uma nova plantinha ou enfeite.


3- Salas: observar se todos os móveis estão em perfeito estado, limpá-los e passar uma cera branca para móveis,  limpar as luminárias, lavar tapetes e cortinas, higienização do sofá (contrato serviço), lavar as janelas de vidro (aqui não tenho madeira), colocar fios,cabos, fones de ouvido, celulares, objetos de decoração  quebrados na caixa e os objetos que não usarei mais na caixa B.Limpar os quadros, mudar as fotos dos porta retratos. Com rodo e pano úmido limpar as paredes. Colocar uma pedra energética num canto da casa, trocar  fonte de água. Fazer capinha para as almofadas, se der trocar cortina (é facil fazer uma)

4- Cozinha: Limpar o fogão e forno, observar se as "bocas" do fogão estão com chamas perfeitas, se nada da geladeira está quebrado, se sim troque as peças da geladeira nas empresas autorizadas. Todos os eletros quebrados coloque na caixa C    Fazer uma cortininha nova, guardanapos e toalha de mesa. Observar se os "porta pratos" estão em perfeito estado, limpar luminária, interruptores. Limpar os armários e colocar na caixa  A todas as peças quebradas, lascadas, sem cabo, tortas, sem aderência, sem tampa, vidros vazios, organizar todas as gavetas e forrá-las com tecido colado ou papel de presente,colocar panos de prato, guardanapos e toalhas  manchados e    todos os objetos que não foram utilizados nenhuma vez em 2 anos na caixa B.

5-Lavanderia: observar se vassouras, rodos mops, estão em perfeito estado, trocar todos os panos de chão, observar a validade dos produtos de limpeza (uso poucos aqui) e na caixa A colocar tudo que estiver em desuso. Limpar as prateleiras, organizar em caixas plásticas: pregadores, produtos. Fazer a higienização da máquina de lavar (1 litro de cândida, água sanitária...) 

6-Ateliê (minha maior dificuldade) tintas vencidas, retalhos, pinceis endurecidos, canetas, cartões de fornecedores, agenda 2014, retrós  todos na caixa A. Mandar amolar tesouras, alicates (quem faz bijoux), lubrificar a máquina de costura (aprenda no youtube). Organizar em caixas tecidinhos, manta acrítilica, viés, linhas, agulhas, zipers.... Compre nova agenda, faça um mimo para seu cantinho.

7-Consertos: mandar desemperrar portas, fechaduras, pontos de eletricidade, janelas quebradas...

Agora sim, passo pano do fundo do apê pra porta de entrada, com água e sal grosso, enquanto seca, faço dois litros de chá de alfazema e passo na casa inteira, acendo incenso de cravo, se não gosta, ascenda uma vela para seu anjo guardião, sua santa de devoção, enfim, faça seu ritual preferido, sempre mentalizando boas energias, alegria, paz, saúde e amor pra sua família e para os amigos que frequentarão esse espaço em 2015.



 Bom meninas ai está a forma de cuidar da minha casinha para 2015, respeito todas as dicas e gostaria que me enviassem nos comentários. Hoje é 10 de novembro já fiz a limpeza dos quartos e banheiros (com ).

Mesmo que tenha uma doméstica ou faxineira, esteja ao lado dela nesse faxinão, não deixe-a fazer mais do que 1 cômodo por dia, porque ela se cansará e o mal humor vem.

 Uma coisa é primordial, é fazer com alegria, se não estiver bem,se estiver  cansada, mal humorada, deixe pra outro dia, porque nossa energia é muito importante.

   

11 comentários:

  1. Poxa, Beth, que coisa boa!! A energia da sua casa é hiper renovada!!
    Adorei as dicas, obrigada por compartilhar.

    Bjos e bom início de semana,
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/2014/11/vida-minimalista.html#comment-form

    ResponderExcluir
  2. Oi Beth!

    Também gosto de fazer uma boa limpeza no final do ano...não é tão caprichada quanto a sua, mas procuro deixar tudo bonitinho e com bom astral.
    Ah, e parabéns pelo aniversário. Vi no face da Vera Moraes e deixei um beijo, mas reforço aqui o desejo de que seja muito feliz!

    beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  3. Beth,
    Amei as suas dicas de cores e arrumação. Tenho mesmo que ajeitar o meu quarto. Jogar o que não irei mais usar, dar alguns livros e roupas. E a cor de 2015 é um cadim esquisita, não curto muito o marrom não!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Oi querida!
    Adoro arrumações e organizar a casa. Normalmente faço isso em janeiro, mas vou seguir sua dica! Depois posto no blog
    Adorei os blogs que vc indicou e quero ver o pisca pisca.
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Beth,é tão bom fazer essas arrumações,já comecei a fazer aqui em casa e já foi várias sacolas...não sei porque guardamos tantas coisas durante o ano! Obrigada pelo recadinho e elogios ao meu trabalho,as vezes fico insegura e ouvir/ler isso é muito bom! Bjss.

    ResponderExcluir
  6. Beth,
    Adorei as suas dicas!! Tbm tento arrumar as coisas por aqui antes de findar o ano!
    Vou seguir algumas sugestoes da sua postagem!
    Bjs e uma dia de paz!

    ResponderExcluir
  7. Amiga, cansei só de ler, mas amei cada dica!!Todas muitas preciosas!Meu uniforme é calça ou bermuda marrom e camisa branca. Vou dar uma pitada de marrom aqui na sala!Beijos carinhosos e boas energias para vc!

    ResponderExcluir
  8. Olá Beth, adorei o post. Feng Shui, acho que tudo que traga boas energias para nossa vida é sempre bem-vinda.
    Beijos.
    http://blogteremarcellino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Bete,

    Essa coisa de arrumar a casa pro Natal e Ano Novo, acho que é uma coisa muito nossa. Não que aqui, não cuidem, mas esse toque especial, é brasileiro. Rs
    Muito legal as suas dicas, e vai ajudar bastante.
    Gostei das cores das paredes e sugestões.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Adorei o Cores de Frida na minha BC. Obrigada.
    Dá para colocar aqui na sua Postagem que está participando da BC?
    Obrigada.

    Faço essa arrumação duas vezes por ano, não necessariamente para o Natal.
    É muito legal!

    Beijos.
    joturquezzamundial

    ResponderExcluir
  11. Também gosto de preparar a casa para as festas de final do ano! Gosto também de comprar coisas novas, tipo colchas para cama, panos de prato, toalhas, etc, acho que dá um ar mais renovado no ambiente! Bjossss

    ResponderExcluir