15 outubro 2014

Cores de Frida

 Nem lembro quando foi, mas sei que uma aluna me perguntou: Beth vc tem blog? Eu: han? Cheguei em casa e  corri pra pesquisar e fiquei encantada com tantos blogs maravilhosos, passei seis horas de frente ao computador. Na mesma noite resolvi fazer o meu, como já tinha a logomarca Cores de Frida,em homenagem à artista plástica mexicana Frida Kahlo, escolhi esse nome,  porque tudo o que faço é muito colorido, não sou da turma do clean. só uso cores neutras qdo estou na Zoropa,rs.
Foi nesse espaço virtual, que resolvi trocar ideias, mostrar PAPs  façoerepasso, como professora, aprendi a ensinar o que sei sem nenhum constrangimento, até porque não tenho medo de errar.

Sempre gostei de mexer com tecidos, na infância fazia minhas roupas de bonecas, tudo torto, mal cortado porque minha mãe não queria que eu acabasse com os tecidos dela, daí não me ensinava  nada, na adoloscencia (anos 70) em pleno auge  do movimento hippie + indiano + rock .... as roupas eram mais despojadas e eu só usava as que eu desenhava, é sério, desenhava e minha mãe costurava, porque na máquina eu não podia colocar as mãos.

Mas sempre queria algo diferente, muitas vezes tingia um saco (tecido de algodão com trama larga para fazer pano de prato ou chão), misturava um croche nas laterais, botoezinhos de sementes que eu catava nas calçadas e montávamos uma "bata", blusinha solta. Minhas saias eram enormes, lembro que qdo exigi que minha mãe costurasse uma saia de babado em  chita na década de 80, ela quase enfartou.

Como sou descendente de índios, cabelos longos pretos, usava  flores enormes ao lado direito ou uma faixa de tecido bem colorido amarrado em forma de laço, nuuuunca saia com cabelos sem adereços. As bolsas eram de estopa (tecido para fazer saco de estocar cereais) . Meus irmãos mais velhos diziam que eu queria chamar a atenção dos rapazes, porque navisãodeles eu parecia uma palhaça,rs

Quando aos 30 anos tive minha filha, transportei pra ela esse jeito de se vestir diferente, alegre, despojado e único, sempre disse a ela que cada um tem seu estilo e fiz muuuitos laços, tiaras, bolsinhas,... pra ela e pra mim, até que um dia as amigas dela  adolescentes, começaram a pedir pra eu fazer bolsas, colares,.... e comecei a levar a coisa mais a sério, mas como sou docente no curso de história, fica complicado para atender a tantas encomendas.


Passei a costurar à máquina após os 40 anos, gosto muito de fazer  almofadas, corujas, passarinhos, pinguim, móbiles, guirlandas, capas para agendas e  livros, reaproveitamento de madeira de demolição, caixotes, gavetas, armários dazamigas que iriam para o lixo, vidros, latas. Não uso saco plástico pra nada, aprendi a fazer um cone de jornal e utilizo no cesto de lixo orgânico, eu mesmo pinto as paredes (minha casa parece o museu FridaKahlo).


Enfim meu blog é um pouco desse meu jeito mix de ser:  professora, mãe e crafteira de bem com a vida e colorida.

Um pouco mais do blog, do apê que eu mesmo decoro na última edição 412 (9/10) da revista Sou Mais Eu.


E quando quiserem conhecer minha produção é só curtir a página no facebook

15 comentários:

  1. Que menina colorida! Adoro este estilo.
    Dá para colocar o link para meu Blog (dizendo que está participando da BC) e o golfinho com tema e data?
    Obrigada por participar!
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida Beth
    Estudei no Espanhol a artista referida e defendi com uma tese de conclusão os poemas dela... sua vida me agradou pelo que sofreu na vida até morrer...
    Cores coloridas não fazem muito meu estilo também mas eu as uso em certas circunstâncias onde estou muito feliz... rs...
    Com netinhos, por exemplo...
    Legal saber que somos professoras e hoje é o nosso dia, por isso, parabéns!!!
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  3. Oi Beth !

    Parabéns pela história linda! Eu não sou tão colorida mas acho lindo quem é. Cor transmite alegria, e eu acho que você tem isso, tem alegria, tem pureza.

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  4. Beth, eu conheci o seu blog lá no grupo. Gostei demais daqui, ah, e fiz as cortinas para minha cozinha, viu?!! rs... Ficou uma graça!!! ;)

    Conhecer Cores de Frida foi um privilégio. Anotei algumas de suas dicas e pronto, redecorei algumas coisas na minha casa e no escritório. Ficou tudo mais colorido! rs... Sempre gostei das cores, mas, nunca ousei. Agora que sigo seu blog sei muito bem o que fazer com elas... rsrs...

    Se quiser conhecer um pouco do Entre Marés, essa é a minha participação: http://minhasmares.com.br/2014/10/16/blogagem-coletiva-qual-seu-blog/

    Beijos e até mais ler!!!

    ResponderExcluir
  5. Esta é a Beth, uma mistura de estilos. Bjka, ah, participa do meu sorteio!

    ResponderExcluir
  6. Beth, suas alegres cores chegam até as nossas casas e nos encantam!Quem visita o seu blog, sai daqui mais feliz!Parabéns por sua alegria de viver e criatividade!Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Beth, que prazer estar aqui nas Cores de Frida para lhe conhecer e a seu blog também! Gostei muito do que vi e li! Também gosto de cores. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. E assim a gente vai apredendo. Eu não conhecia a origem do nome "Cores de Frida". Grande abraço. Raquel superlinda.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Beth:
    Pertenço a sua turma, a das cores vibrantes e intensas, rsrsrssr.
    Gostei de conhecer seu blog e estarei te visitando mais vezes.
    Bjs.:
    Sil
    http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Gostei de te conhecer.,Vim lá da Jô! Gosto desse mix de tudo um pouco! bjs, chica

    ResponderExcluir
  11. Beth,

    Depois que entrei nesse mundo do blogger, eu aprendi muita coisa. Comecei a aprender costura, mas não fiz muita coisa.
    O que mais quero aprender a fazer são coisas pra decorar a casa.
    Uma linda semana! Beijos
    Vim lá da Jo Turquezza.

    ResponderExcluir
  12. Ai Beth que demais, vou ver se ainda acho essa edição.
    Parabens pelo jeito colorido de ser....
    Um beijo linda

    Blog da Gullo

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela matéria na revista Beth!
    Não sou muito colorida, mas acho que é porque não sei misturar as cores mesno. Me falta um pouco de ousadia no quesito.
    Sabe que eu também gosto de usar roupas que eu desenho? :)

    Um beijo

    ResponderExcluir
  14. Beth,
    Adoro o seu blog, pois sou como vc, amo cores! Adoro também me vestir diferente, com cores sempre. Tanto que roupa preta eu não tenho nada. E que chique vc na revista! PArabéns!!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  15. Adorei a matéria e adoro seu blog ,mesmo não comentando sempre estou por aqui espiando!!! BJKS MIl pra vc!!!

    ResponderExcluir