08 fevereiro 2015

Molho de tomate natural

                         Desde que meus filhos nasceram, cuidei para que ingeríssemos  alimentos naturais, na adolescência deles, sofri um bocado, porque ela gostava de tomar um refri no colégio e ele  comer "quinojo" (miojo), por mais que eu explicasse, eles entravam na vibe da idade. Na fase adulta, eles entenderam e não sentem até hoje,  falta dos alimentos industrializados. 

               Aqui em casa não compro refrigerante  há 25 anos  (nem em festinhas de aniversário deles, que ficaram famosos por  ter apenas sucos naturais e doces feitos em casa) e os enlatados cada vez menos, hoje nenhum, uma latinha para artesanato, só se eu achar no "lixo", mas confesso que errei porque como sou formigona, os doces aqui nunca deixaram de existir.

                        Hoje as campanhas de saúde tem um poder maior e nos conscientiza melhor.

                        Tem criança ou adolescente por ai? Assistam esse vídeo com eles. Mesmo se não tiver, assista com a família esse vídeo que nos mostra os erros da alimentação.



     Pensando em alimento saudável, trouxe pra vocês minha receitinha básica que preparo quinzenalmente.

MOLHO DE TOMATE 

Ingredientes:

1 kg de tomate maduro, sem semente
 8 dentes de alho descascado
 1 cebola em cubos
 1 punhado de manjericão
 1 colher (sopa) de orégano
 1/2 colher (sopa) de sal
 3 copos (americano) de água
 2 colheres (sopa) de azeite


Modo de fazer:

Liquidificar todos os ingredientes, levar ao fogo brando por meia hora, tampa entre aberta.

                               
                        veja a textura (eu imitando Namaria Braga)




Coloque em recipientes de vidro para esfriar bem


 Coloque etiquetas, tampe bem e guarde na geladeira por até 90 dias/120 no freezer



  Com esse molho você pode  acrescentar creme de leite (strogonofe),  PTS (proteína texturizada de soja) ou carne moída para macarrão, panqueca, pizza,  crepe, ovo pochê, rocambole...pode  usar em qualquer prato que exija molho de tomate.

 Os temperos acima são do gosto aqui de casa, mas você pode acrescentar o que quiser ou mesmo retirar esses que citei, o importante é o tomate maduro e sem semente e jamais use caldos processados(cubo,pó).

Olha o perigo dos molhos prontos, clique nas imagens e veja a quantidade de conservantes

Aqui mais uma enganação, a partir do momento que o tomate vai pra latinha, ele necessita de conservante do mesmo jeito, alto grau de sódio 



Espero que gostem da receita e que comecem a fazer, é super prático, muito rápido e depois que começarem a usar, duvido que voltem a usar o industrializado, este é SAUDÁVEL, GOSTOSO e BARATO.






  



5 comentários:

  1. Hum que delícia! Também procuro consumir alimentos mais naturais em casa e amei sua dica/receita, já anotei no caderninho! Beijo e linda semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá Beth!!
    Também estou tentando entrar nessa de produtos naturais,adorei a receita viu?
    Linda semana!bjuss

    ResponderExcluir
  3. Olá Beth!
    Receita anotada!
    Eu também venho buscando ter uma alimentação mais saudável e natural aqui em casa, realmente é melhor para a nossa saúde e o bolso também agradece!!
    Obrigada por compartilhar suas dicas domésticas lá no blog, a recetinha de aromatizante de cravo já fiz aqui em casa e aprendi com você :-).
    Uma linda semana!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Oi Beth
    Muito bom! E mais fácil do que eu imaginava! Eu já vi esse documentário na Netflix e fiquei de queixo caído, pois meus filhos são relativamente pequenos, tenho um de 14 e um de 08 e me preocupo com a saúde. Com certeza vou fazer essa receita, pois temos o costume de comermos muita salada e frutas aqui em casa. Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa! kkkk.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Beth!
    Realmente a alimentação natural é a melhor forma de manter a saúde e demonstrar o amor pela família. Adoro cozinhar pra quem eu amo!
    Boa semana!
    bjs

    ResponderExcluir