12 outubro 2013

Esmalte e Educação

    Não precisa dizer mais que Educação é a solução para qualquer Nação, qualquer povo, daí um dos motivos que as potêncis econõmicas impedem o desenvolvimento educacional dos países emergentes, para que possam expandir o seu capital através da imposição  de mão de obra barata, cultura de massa, pouca qualificação,... tornando esse povo alienado e consumista.

    Não não irei dar aula aqui, mas quero dizer que fico muitíssimo feliz pela profissão que escolhi: passar meus conhecimentos; orientar e  educar pessoas; respeitá-las por idades, classes sociais e  comportamentos,  às vezes tão diferentes dos meus.

    Um educador precisa de vocação, talento e coragem de arriscar, errar sem medo de recomeçar, paciência, vontade de aprender, humildade, estudo contínuo e não ficar culpando governantes pelos nossos desacertos e escolhas, isso é ser educador. Professores têm muitos, apenas transmissores de conhecimentos.


 
Escolhi o esmalte que minhas alunas mais elogiam glow purple Boticário e gliter Hits



Tenho várias estantes, mas essa é a didática, invisto todos os meses, nesses 25 anos de sala de aula. Faço doações constantes.


vídeos históricos e vídeo-aula que estou produzindo

    livro de química? Sim - estudando a vulcanização da borracha por Goodyear, para aula sobre a exploração dos seringais na Amazônia, não gosto de deixar meus alunos sem respostas.


 Revistas: Carta Capital, Cult, Filosofia e American Science, não deixo de ler mensalmente, faço assinaturas de todas, não costumo ler revistas como a Veja, Isto É e Época, estas desinformam, matérias compradas e nem sempre verdadeiras, inclusive os "melhores livros, os "mais Lidos" pura invenção, pra dali sim, começar a vender até tornar-se best seller.



    Esse é meu porta revista que comprei na Imaginarium, de metal cabe umas 20, carrego com as revistas do mês até pro banheiro, após dois meses faço doações para bibliotecas públicas aqui da cidade ou pra associação de professores da rede estadual.As vezes anuncio no face e estudantes vem buscar.





  Acima momentos variados da minha vida educacional(ensino médio, cursinho, universidade). Tenho um curso preparatório para alunos que farão vestibular exclusivo para Direito e Medicina, o Sóhumanas que surgiu do blog com o mesmo nome.


  Homenagem que nossos alunos fizeram agora pro dia 15/10, e lá estou eu, sempre com mechas nos cabelos de corte chanel, cinturinha fina - só que não, amei.


  Essa é minha vida de educadora que  tanto amo, tanto é que já passei da fase de me aposentar, mas  continuo dando aulas, nao me vejo com pouco mais de 50 anos sem produzir aulas.

 Nunca culpei governos, quando achava que meu salário não era condizente, morria de estudar e ia fazendo concursos para outros níveis, aprendi com meus alunos que nem todos aprendem da mesma forma, com jeitinho vou os tornando seres analíticos e críticos.

  E vamos lá ver outras histórias da educação no cantinho mais visitado nos finais de semana - Fernanda Reali

18 comentários:

  1. BOA TARDE, COLEGA BETH!
    QUE POSTAGEM INTERESSANTE, MOÇA. GOSTEI!
    VENHA VISITAR-ME EM MEU CANTINHO, MENINA. CÊ SUMIU... :(
    DÊ UMA PASSADINHA EM "GAM DOLLS (2)" PARA CONFERIR MINHA NOVA POSTAGEM. ESTÁ SUPER LEGAL.
    TENHA UM LINDO "DIA DAS CRIANÇAS".
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir
  2. Beth querida, compartilho de seus pensamentos.Sou professora há 30 anos, comecei com 17 e hoje, com 47, me sinto feliz e realizada sim!Sempre lecionei para crianças, porque amo, aprendo todos os dias! O importante é sermos felizes e fazermos nossas aulas com amor!Beijos querida e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Lembro com carinho de cada professor que tive! Os da escola e os da faculdade. Cada um com seu jeito especial de ensinar! Aprendi com eles a amar os livros! Hj fico feliz em ver minha filha encantada com a "Pro Alessandra" que está lhe ensinando a ler e escrever.
    Linda profissão! Aproveito para já desejar um FELIZ DIA DO MESTRE! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Olá Beth,
    Adoro a Revista Cult...aliás trabalhei para a dona que edita essa revista hoje por sete anos, na assessoria de imprensa que ela tem também...
    Delícia ter acesso a cultura.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  5. Olá, amiga!Tudo bem com vc?Tb sou educadora. Esta profissão deveria ser a mais bela e mais valorizada, mas infelizmente no Brasil é diferente!!Bjs e um feliz dia da criança.

    ResponderExcluir
  6. Um educador faz a diferença na vida de uma pessoa. Post maravilhoso. Sua alunas estão certas, os esmaltes são lindos.
    Boa noite.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Puxa, Beth, parabéns. É das minhas. Lindo post.

    ResponderExcluir
  8. Tão bom ver alguém que faz o que realmente gosta. Sabe não culpo "os governos" pelos salários, culpo por toda a falha que existem nas escolas, mas principalmente pelo paternalismo. Sou do tempo que quem estudava em escola particular é para não reprovar nas escolas públicas que eram ótimas. Minha aula começava numa quinta feira e a gente ia lixar as carteira para os pais pintarem. A merenda vinha da horta que a gente plantava. E o leite era comprado no produtor local, entregue diariamente.
    Meus professores viviam estudando. Eram exemplos na vida social e profissional. Mas que algo precisa ser feito urgentemente. Isso precisa, E não é comprar tablets, computadores, dar aulas de música ou outra matéria qualquer. Precisamos voltar ao básico.

    Adorei seu esmalte.
    Parabéns pelo seu dia!

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, colega... sei bem e vivo muito tudo isso!!!
    Abs. e parabéns pelo nosso dia!
    Ah, o esmalte é lindo mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Acho toda profissão tem que ter vocação e professor acho que é uma missao maior, pq atraves de vc que a criança vai ver o mundo do conhecimento, parabéns!!

    ResponderExcluir
  11. o esmalte é lindo e as prateleiras tb!

    ResponderExcluir
  12. Adoro visitar seu blog e admirar as coisas bacanas q vc faz e escreve.
    Parabéns, pela Educadora que você é!
    Feliz Dia do Mestre!

    Renata Laurentino

    ResponderExcluir
  13. OiBeth, se educador é uma escolha linda, uma profissão de muita coragem e extrema importância. Os verdadeiros educadores marcam a vida das pessoas.
    Amei o seu post e o seu esmalte.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  14. ESTANTES DE LIVROS? ADOROOOOOOOOOOO...POR AQUI TIVE QUE ESCOLHER: OU ESTANTE DE COSTURICES, OU DE LIVROS...E DOEI MEU ACERVO INTEIRINHO PRA BIBLIOTECA DA MINHA EX-COLA...QTO A IR TROCANDO DE TRABALHO VIA NOVOS CONCURSOS, FEZ MUITO BEM...BRIGAR É COISA PRA QUEM TEM PACIÊNCIA DE LUTAR E FÉ NAS CHANCES DA CATEGORIA, PRINCIPALMENTE DOS MAIS NOVOS. SABE, EU FUI E CONTINUO SENDO LÍDER DE CLASSE NA MINHA CIDADE...LUTO POR ELAS, JÁ QUE ME APOSENTEI E NÃO TEREI MAIS DIREITO AOS DIREITOS QUE PRA ELAS EU CONTINUO REIVINDICANDO...MESMO TENDO TIDO A OPORTUNIDADE DE IR FAZENDO PÓS-SOBRE-PÓS EU QUERIA ERA VER O DOCENTE FUNDAMENTAL NO LUGAR QUE ELE MERECE...E NÃO DESISTIREI POR NADA DESTE MUNDO... SUA PRODUÇÃO/COMBINAÇÃO DE ESMALTES FICOU MA-RA-VI-LHO-SA...E, VAMOS COMBINAR, QUE DELÍCIA DE CARICATURA OS ALUNOS FIZERAM POR PURO CARINHO...POR TUDO ISSO, PARABÉNS...

    ResponderExcluir
  15. post maravilhos, estantes repletas, livros para estudar, ler, doar, enfim, amei. E o revisteiro da imaginarium??? LUXO! pinterestei e feicibuquei. bjs

    ResponderExcluir
  16. Lindo post. Adorei sua estante de livros.
    Vocação é tudo, mesmo.
    Essa mistura de esmaltes ficou incrível.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Nossa Beth que post maravilhoso! Fiquei de queixo caído! Que orgulho de vc amiga! Quando eu crescer quero ser assim como vc! Amei o esmalte achei super chic! Eu sempre admirei minhas professoras glamourosas quando eu era criança e sonhava ser igual. Assim como vc invisto em atualização, leio muito. Faço doações constantes para a bilblioteca municipal de onde eu estiver morando. ( me mudo a cada 3 anos). Penso como vc se o educador quer mudanças ele tem que ser o agente dessa mudança, ficar reclamando não adianta nada, investir em sua formação adianta, eu comecei como pedagoga e fui trocando me especializando, não fico reclamando. Enfim adorei seu canto! Virei mais vezes é claro! Parabéns pra vc nesse nosso dia! Beijos

    ResponderExcluir
  18. Parabéns muito atrasado ,mas vc merce os parabéns todos os dias, por motivo de repassar o que sabe ,admiro você!!!

    ResponderExcluir