27 outubro 2013

Esmalte e Dinheiro

      Já tive problema sério com dinheiro, não que eu gastasse desastrosamente, mas nunca valorizava  $, isso porque não planejava, então o $ era gasto em qualquer coisa, me levando ao consumismo irreparável. Com o nascimento dos filhos melhorei um pouco, mas tive que fazer terapia, para valorizá-lo e planejar.

    Como sempre priorizei o dinheiro com  estudos dos filhos, gastava em escolas, cursos, cheguei a ficar sem  o carro por 2 anos, para mantê-los em alto nível educacional. Valeu à pena, entraram logo em universidade federal e um já faz mestrado em Paris, a outra na Espanha/SP, custeados pelas universidades e eles próprios com 24 anos.

   Nossa "moda" nós é que fazemos, usamos uma peça ou outra, mas não fazemos parte da ditadura da moda, além de um estilo próprio, gastamos menos, não somos sovinos, é cultura familiar.

   A segunda prioridade são as viagens, não fazemos festas de aniversário desde a infância,só o primeiro ano,  guardamos o $ pra viajar. Conhecemos todos os estados do Brasil até Noronha e só depois, começamos a investir nas viagens externas. Não viajamos para comprar, mas para conhecer a história do mundo e entender a atualidade ou pra estudarmos. Ensinei isso desde cedo .

   Com os filhos independentes e meu aprimoramento profissional, passei a ganhar melhor e a sobrar mais $, mas confesso que não soube administrar, não sabia poupar, me trasformei em uma consumista, quando dei conta, vi 8 shampoos de marcas diferentes, 21 batons, um monte de esmate (não fazia as unhas em casa)... De volta à terapia.

  Hoje, valorizo o $ sem ser avarenta, guardo as moedas separadas em cofrinhos e no final do ano, uso para lembrancinhas das viagens, nos presentearmos...


Porquinho = 1,00    corujinha= $0,50   vaquinha= $ 0,25


Gosto muito de flores naturais, nunca faltou aqui em casa. Aqui é caro, João Pessoa não produz flores pelo calor, elas vêm de fora, como comprava semanalmente, doava os vasinhos com flores murchas ao condomínío e o jardineiro fez um lindo jardim  e nós condôminos podemos pegar dois vasinhos ou maços de flores do campo por semana.


essa semana apanhei mosquitinho e a Frida não está dormindo, está fingindo, toda vez que vou fazer uma imagem ela aparece e deita-se,rs.

                   
                 não tenho vasos de cristal, aproveito vidros de sucos, colo um paninho de crochê, fitas, palha,...

                      na cozinha flores não faltam, mais um vidro sem tampa, rendinha, fita...



Antes gastava uma grana com material de limpeza, me deliciava com as prateleiras dos supermercados, aprendi com várias blogueiras a economizar, além de cuidar do meio ambiente,  uma delas a  Ro Archela, me ensinou a prepara produtos, outra dica aprendi com a Fe Reali a colocar todas as noites água sanitária nos bojos dos banheiros, pra facilitar a limpeza.


Com meio litro de vinagre e 1/2 de água, limpa-se quase tudo, tira gordura dos azulejos, fogão, armários, limpa vidros, amaciante de roupa.  Misturo as vezes casca de frutas cítricas (aguardar 10 dias para o uso)


A mistura de álcool + canela ou cravo  ou aniz é o único desinfetante que uso, inseticida, é essencial  pra quem tem cães e gatos,  evita que  façam xixi onde não queremos, além da casa perfumada com cheiro de campo.

1 litro de álcool + 2 pacotinhos de cravou ou canela, aguardar 3 dias pra usar. Ah não passar em estofados, cortinas, porque a cor mancha, mas sai com água.




Aprendi a cuidar das minhas unhas, afastando as cutículas, lixando e pintando,  uma vez por mês vou à manicure.


Então o dinheiro é bastante importante, mas saber administrá-lo é melhor ainda.  Antes de poupá-lo, faça a pergunta: pra quê poupar e onde vou aplicar? 

13 comentários:

  1. Estou amando azuis, e o seu é lindo.
    Adorei o post e as dicas dos produtos de limpeza.

    Beijos e uma otima semana

    ResponderExcluir
  2. Adoorei as dicas de economia!!! Sou controlada com $, mas é sempre bom saber maias e mais!
    As unhas estão linndas!!!
    Como é bom saber que seus filhos estão se encaminhando; pra vc deve ter sabor de dever cumprido!!!
    bjsssss

    ResponderExcluir
  3. Beth, eu nunca pensei em cofrinhos separados assim. Acho que a grande maioria guarda todas as moedas em um só... Rsrs. Ainda gasto com produtos de limpeza, mas passa um cara vendendo os galões de 5 litros, aí dá para economizar um pouco, porque rende mais. Linda cor de esmalte.

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu post, e gostei mais ainda das dicas ,tenho um pincher macho por aqui q não tem jeito ,não sei mais o que fazer ,ele faz xixi por tudo que encontra ....

    ResponderExcluir
  5. Oi querida!Já passei por muita falta de dinheiro.Trabalho desde os 17 anos e paguei sozinha sempre os meus estudos.E sempre faltava...oh!!Como era difícil!!Mas eu tive um namorado que me ajudava muito, sempre me emprestava ou me dava de presente...e eu aceitava, nunca fui orgulhosa.Hoje tenho uma caderneta de poupança e ensino os meus filhos a pouparem, somos super-econômicos, minha opção é sempre pelas coisas mais baratas e meu lema é "eu/nós precisamos disto?" Também já gastei horrores com produtos de limpeza, hoje só compro o básico mesmo.Vou experimentar estas misturinhas.Adorei os cofrinhos com moedas de valores diferentes.E gostei de ver a Frida no sofá pousando pra foto, ela é uma fofa!Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Perfeito o seu post.
    Super educativo e dá ânimo pra gente cuidar melhor do nosso dindin.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Beth adorei as suas dicas.
    Eu sempre fui controlada com o dinheiro e sempre o apliquei bem,
    Agora resolvi que é hora de aproveitar e relaxar um pouco.
    Bjks

    ResponderExcluir
  8. OiBeth, aqui as prioridades também são estudos e viagens. Amo viajar! Já conheço muitos estados brasileiros (nem todos ainda), mas já fui à Noronha duas vezes e ainda queor voltar a terceira!
    Adorei o esmalte.
    Uma ótima semana pra vocês
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  9. Siempre hay que cuidar el dinero Beth ,, lido su esmalte,,,,, que tenga una óptima semana

    ResponderExcluir
  10. Eu também recorro à terapia para a solução de problemas diversos. Atualmente, para a minha independência financeira. Lindo azul! Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Beth, hoje que eu tive tempo de acessar meu blog e vi seu comentário... muito obrigada pelo carinho... tô adorando o seu tbm..abraços

    ResponderExcluir
  12. Beth, a cultura da tua familia em relação ao uso do dinheiro e das prioridades quanto aos gastos, é muito parecida com a nossa. Admiro isso.
    Aqui em casa eu tenho um cãozinho que não pode ver a câmera fotográfica, fica 'mundiando' a gente, para aparecer nas fotos rs
    Teus vasos são lindos e originais. Aqui no Pará também não temos plantações de flores. Apenas de algumas rosas para floriculturas, destinadas a velórios e afins.

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Garota vou te contar que eu gasto e nunca pensei muito no amanhã. Temos um Plano de Previdência Privada cada um, mas nenhuma reserva extra e isso tem me tirado o sono nos útimos dias kkkkk Beijo,

    Thali

    ResponderExcluir