28 julho 2013

Esmalte e Texturas

     Se é uma coisa que tenho apurado, é meu tato e o olfato, sobre esse último falaremos em outra oportunidade.

     Engraçado que nem todas as pessoas são sensíveis às texturas, algumas nem as percebem nos objetos,  tecidos,  folhas, flores, frutos, ... não é pra qualquer um não hein.
   
     O meu tato é taõ aguçado que quando quero descrever algo que não lembro o nome, discrevo a textura.

    Como sabem estou com hóspedes e  meu tempo para o blog e face é pelo celular, não curto muito. Mas esse tema me atraiu muito muuuuito e estou horas por aqui, rs.

    Eu mesma dei um jeitinho em minhas unhas, como estão muito curtas, apenas empurrei a cutículas com a espátula após uma hidratação e pintei com dois esmaltinhos que  nunca tinha usado L'Apogèe na cor ameixa e em apenas  uma  unha, usei uma outra textura D'Lu (ludorama) perolado office, ambos antialérgicos. Gostei bastante do resultado e secam rapidinho.



        Como é bom  tatear os fios que vamos usar e resultar num trabalho que no meu caso, estou treinando para confeccionar um futuro tapete que a Ana Matusita me ensinou.


 No sertão nordestino, as pessoas se mantêm às custas dos teares artesanais e produzem de redes a tapetes em fios de algodão, uma das texturas que mais gosto. Aqui em casa não faltam esses produtos, o colorido combina com meu jeito de ser.



A renda, os "bicos" como as mulheres cearenses chamam combinam muito bem com o algodão cru e com outros tecidos, qual arteira que não tem guardado como preciosidade essas rendinhas feitas a mão?




 
       A textura do meu chapéu Panamá, confeccionado artesanalmente pelos índios incas   no Equador. E porque Panamá se é feito no Equador? Porque no séulo XIX ingleses e franceses engenheiros que vieram construir o Canal da Panamá usavam esse  tipo de chapéu, para suportar o sol da América.  Hoje a palha é colorida e tem na tonalidade que quisermos.



A textura das flores e folhas naturais, já exprimentou tocá-las, parece um tecido, no final de semana cuido melhor das plantinhas, converso com elas, toco-as, como se fizesse carinho.

Então meninas vamos lá conhecer a diversidade de texturas na BC de Esmalte da nossa querida Fernanda Reali

16 comentários:

  1. oi Beth!! hum linda cor de esmalte!! ai menina eu mesma só uso bem clarinho, mas acho bonito colorido nos outros..rsrs vai entender...

    ResponderExcluir
  2. BELA TONALIDADE DESTE ESMALTE, COLEGA BETH. GOSTEI MUITO! :)
    POSTEI FOFURICES NOVAS EM "GAM DOLLS (2)". FAÇA-ME UMA VISITINHA. CÊ SUMIU... SERÁ UMA SATISFAÇÃO RECEBÊ-LA.
    TENHA UMA LINDA NOVA SEMANA.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir
  3. Amiga, que post lindo!Vou começar a apreciar melhor as texturas que temos ao nosso redor e que,muitas vezes ,nem demos conta!bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Beth,
    Grata surpresa te receber no " ambientes e ideias"!
    É verdade, você já me conhecia em outro blog (Acessórios By telma), com minhas arteirices... posto com menos assiduidade lá.
    No momento os projetos de ambientes tomam todo meu tempo...rs. Mas me sinto honrada em te receber e fazer parte deste seu espaço! Aliás, tenho que dizer que também tenho grande sensibilidade no tato e isto me ajuda muito em tudo que faço. É enriquecedor!
    Te deixo um beijo e desejo uma ótima semana!
    Telma
    www.ambienteseideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Beth! Essa cor linda da L'apogée me lembrou o framboesa da coloroma. Eu fico encantada com as orquídeas, super delicadas. Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Adorei os esmaltes e o crochê, minha mãe fez pra mim um tapete lindoooooo.

    Os tapetes e as redes do sertão nordestino são primorosos.

    beijo e um ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  7. OI Beth, eu adoro tricô e croché. Sou louca para aprender a fazer, mas não levo o menor jeito. A minha avó tentou a todo custo me ensinar. Mas quem sabe ainda consigo, né?
    Adorei tudo.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  8. Beth, eu quase trabalhei meu post em cima das linhas e plantas mas já usei em outras BC, aí mudei o rumo. Rsrs. Lindos esmaltes.
    Boa semana.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Esmalte lindo!
    Mais um antialérgico que eu não sabia! que bom!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Esse ameixa está lindo demais.
    Adoro esses tons.
    Bjks
    Mãe Vaidosa

    ResponderExcluir
  11. Oi Beth! Linda as cores dos esmaltinhos, e achei lindo o nome D'Lu (por que será?...) rs, rs, rs...
    Eu amo o artesanato nordestino com suas rendas e texturas diferentes.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a cor do esmalte e os trabalhos !!
    Realmente o nordeste faz as mais lindas rendas !!

    Sabe que não aprendo crochê ??
    O resto faço d etudo, mas esse tal, afff, srrs

    bjus 1000 e uma semana linda prá ti

    ResponderExcluir
  13. Adorei a cor, e mesmo curtinhas suas unhas ficaram lindas, e o nosso Nordeste é cheio de texturas, cores, aromas, sabores e musicalidade, tudo de bom para despertar todos os sentidos.....ótima semana...


    !!!!beijokas!!!!


    .

    ResponderExcluir
  14. A MINHA VIDA TÁ TÃO CORRIDA... VOU PRESTAR MAIS ATENÇÃO ÀS TEXTURAS. ACHO QUE ELAS ACALMAM A ALMA.
    BJSSS

    ResponderExcluir
  15. Oi Betty,
    Adoro as rendas,acho trabalhos lindos.
    Também gostei da cor do esmalte.
    bjs,ótimo finde

    ResponderExcluir