01 fevereiro 2012

Costurices

 Ai meu deus de onde tirei essa palavra?  De tantos outros blogs é claro!
No mundo blogosfera  inventamos um vocabulário próprio, outras  vezes, copiamos quando as palavras  são engraçadas. 


Em 2008 comprei minha primeira máquina de costura  uma Singer para fazer ecobags para ir conscientizando por onde eu passava, não sabia nem colocar a linha, mas quando entrei para o mundo bloguístico resolvi comprar uma Janominha (pequena e prática) e os sonhos foram surgindo, ao passear pelos blogs sabia que nunca iria pintar algo porque não levo jeito, naõ  gosto de e.v.a. nem de biscuit,  mas sabia que iria costurar algumas coisinhas e aí vieram os pequenos sonhos tão signifivativos pra mim:


1-pássaro de tecido (fiz) aprendi com a  Re Batista
2-sachê de coraçãozinho (fiz)  aprendi com o vídeo da Re Batista
3- cortina  para a cozinha (criei e fiz)
4- toalha de mesa redonda com apliques (fiz) cortandoecosturando
5-toalha de retalhos para chá (criei e fiz)
6-cortina box ( copiei da que já tinha)
7-almofadas (criei  e fiz)
8-pinguim (fiz)purlbee.com/purl-bee-penguin/
9-Tilda (ainda não)
10-cestos(ainda não) Cinaria


Gosto tanto dessas coisinhas, as  Tildas  nooossa! acabei comprando uma linda, não pra desmanchá-la e aprender a fazer outra, comprei porque adooooro aquele tipo de boneca, acho difícil mas um dia irei quebrar a cabecinha e fazer uma, umas.
Outra peça  que eu  quero fazer são os cestos de tecido em vários tamanhos, este eu farei porque a linda da Cinária  disponibilizou o PAP ontem


As vezes você admira uma peça, pode comprá-la nas lojinhas virtuais ou em feiras, mas o gostoso mesmo é fazê-la, recriar sobre um molde original, mas como achar esses moldes se as peças que encontramos nos blogs no geral são feitas por pessoas que comercializam e é óbvio que você não vai pedir o molde, por que elas também um dia já quebraram a cabeça. No máximo pergunto onde encontro um certo tecido, a tinta, algumas respondem outras não e eu as respeito, porque aqui postamos e respondemos o que quisermos, só acho um absurdo repito,  pedir moldes ou PAPs pra quem comercializa, se for espontâneo ótimo!


Dos meus sonhos costurísticos  realizados, só  consegui alguns moldes,  porque pessoinhas iluminadas postaram o PAP, outros vou rabiscando por aqui até conseguir elaborar eu mesma um molde, isso é gostoso! Agora to com projetos infantis porque ganhei um afilhadinho que nascerá em julho.


Acabei de fazer o número 8 um dia antes das minhas férias terminarem. Levei um tempão: traduzi o PAP, imprimi uma apostila para colocar ao lado da Janominha, risquei e cortei o molde no papel cartão, escolhi os tecidos, cortei e lá fui eu tensa porque nada podia dar errrado, o PAP dizia que precisava ter paciência, cuidado, no fim foi bem fácil.
E aí está meu lindo pinguim em tecido eu acho.

                                             Do tempo da vovó
                                             Ele tem 25 cm

                                     O molde (ampliei) Tá com preguicinha de fazer por aqui?
                              Então vá lá ao site (link acima)
         Se quiser a apostila já traduzida , entre em contato bethistoria@hotmail.com


                                 Bjs e uma excelente tarde pra vcs meninas arteiras

42 comentários:

  1. Esse é um dos prazeres que não mais abro mão, frO!! Costurar é mesmo tudo de bom, ainda mais quando vencemos a barreira do medo, do desconhecido e conseguimos acertar.
    Seu pinguim ficou lindíssimo!! ;oD

    Xerinhos e parabéns!
    Paty

    ResponderExcluir
  2. Parabens! Voce arrasou!
    Amei!
    Eu quero a apostila,vou fazer tambem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Fico mto contente qdo vejo amigas evoluindo na costura, como é o seu caso.
    Pra mim isso ainda é um bicho de 7 cabeças,rsrs, mas hj já vejo como algo que eu quero aprender. Espero que vc consigo concluir sua lista de projetos.
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  4. Beth, o pinguim ficou lindooo! Também comprei minha máquina há poucos meses e, como vc, também não sabia costurar. Tenho me aventurado todos os dias na minha Janome. O importante eh não desistir nunca, por mais dificil que seja, pq com o tempo a gente vai pegando prática. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. UMA FOFURA DE PINGUIM!!!

    BEIJOSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  6. Beth!

    Que amorrrr esse pinguim, lindo mesmo, mas imagino que não seja fácil de fazer... Vai pra listinha de desejos!

    Olha esse mundo das costurices é envolvente, eu comecei por pura curiosidade, na verdade precisa fazer um trabalho manual como terapia, tentei pintura em madeira, gostei mas não me apaixonei, olhava coisinhas lindas de costura e queria muito aprender, criei coragem e fui para máquina, me encontrei, foi paixão a primeira costurada... rsrsrs
    Os blogs de muitas amigas me inspiraram demais, acho coisas e vou guardando, assim como vc, tento, quebro a cabeça para descobrir certas coisas e adoro tudo que faço, por mais que não seja perfeito, sempre busco aprender e faço tudo com muito carinho.

    Parabéns pelos trabalhos, um mais lindo que o outro.

    Bjos, Fabiana

    ResponderExcluir
  7. Ola Beth! Tudo bem? Acabo de receber teu comentário! Imagina, não precisa agradecer. Fico eh feliz em encontrar pessoas perseverantes nas costurinhas, assim como eu. Vou acompanhar teus trabalhinhos sempre viu?
    Com relação aos sapatinhos... vc gostaria daquele verde mais escuro? Dá uma passadinha no meu flickr, tenho um modelinho bem fofinho pra meninos, posso faze-lo em feltro, se vc gostar.

    http://www.flickr.com/photos/coisinhasdaleila/6299023353/in/photostream

    Qualquer coisa me mande um email tá? leilocasassaki@hotmail.com

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oi Beth!!!!

    Eu também peguei esse molde na net. Os tecidos que eu comprei pra fazer, chegaram hoje. Logo, logo terei também o meu.
    O seu ficou muito bacana!! Parabéns!!

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Beth!
    Muito fofo seu pinguim!
    Eu às vezes brinco de costurar também, rsrsrs. Também nunca aprendi, vou olhando e tentando descobrir como faz, mas tenho que estar inspirada.

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  10. Ficou lindo o pinguim, adoro, tenho uma coleção encima da geladeira hahahahahaha

    Adoro sua criatividade!!!


    Beijok.

    ResponderExcluir
  11. ai Beth que coisinha mais gut, gut que ficou.... amei!!!
    Tem sorteio la no blog, quer participar???
    Beijinhos

    http://blogdagullo.blogspot.com/2012/02/2-sorteio-do-blog-da-gullo.html

    ResponderExcluir
  12. Beth!
    Sabia que aprendi a costurar aos 27 anos? Fazia ecobags pra vender e pagar a faculdade!De lá pra cá aprendi muito, mas nada comparado ao que aprendi depois que conheci esse mundo mágico da blogosfera!Tem tanta gente maravilhosa, né? Amigas que fazem maravilhas! Assim como tu, estou louca para fazer uns cestos de tecido que vejo nos blogs alheios!!!
    Beijos!
    Carla Pathy
    http://pathyarteira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ficou bem bacana o Sr Pinguim. Também gosto de costurar coisas bonitas, escolher tecidinhos, aliás, adoro estampas diferentes e originais. Vai botar em cima da geladeira???
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ai Beth também quero uma máquina, mas esse sonho vai ter que esperar mais um pouquinho, ficou lindo o seu pinguim, parabéns!
    Bjos...

    ResponderExcluir
  15. Que fofutcho esse pinguim!!! Simplesmente amei!, rs
    Beijos :o)

    ResponderExcluir
  16. Oi Beth, é a Vi, eu costuro um pouco, quando fico muito inspirada faço até uns modelitos.
    Eu tenho uma facilidade, olho as coisas e consigo elaborar um molde,imaginar como foi feito, mas aprecio desvendar coisas que parecem impossíveis, se eu achar algo bonito,diferente, enquanto não fizer igual não descanso.
    Muito legal seu pinguim.
    Achei interessante seu filho mudar de curso, as vezes a pessoa esta em uma profissão que não é compatível com sua personalidade, com seus sonhos, e quando se descobre isso mais cedo, evita dificuldades futuras.
    Beijos,vi

    ResponderExcluir
  17. Beth,
    Que pinguim mais fofo esse. Eu não sei costurar nada, aliás tenho é medo da máquina...rsrs... Mas é bom né saber costurar, assim não depende de ninguém e faz um monte de artes sozinha
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  18. Acho ótimo esse nosso empenho em aprender fico muito feliz apreciando suas conquistas na costura e me vendo também assim, aprendemos muito um com outro, e acho que PAP, é bom ser compartilhado mesmo os que vende porque o público que irá comprar não vai mudar, tem gente que comprar pronto e pronto, acho que compartilhar é crescer, o seu pinguim ficou fofo demais, parabéns pelas conquistas nas costurices, rss bjss

    ResponderExcluir
  19. Oi Beth!
    Eu até hoje não me aventurei... ando usando tecidinhos só pra colagens e costuras à mão mesmo.

    Estou me aventurando na patchcolagem. Que dilíciaaaa é fazer isso, construir desenhos fofos com minhas próprias mãos. Tá, não está ainda nada elaborado, mas vou aos poucos porque detesto desperdiçar material.

    Beijocas, parabéns pelo pinguim.

    Clau

    ResponderExcluir
  20. Amei Beth! Que costurice mais fofa!
    Lindo, lindo e lindo! Já salvei o molde, viu? Agora mais um projetinho delícia para fazer!
    Beijo e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  21. Beth, li sua história no blog da Fernanda Reali e vim conhecer seu blog. Adorei! Acabei de comprar minha máquina e estou aprendendo a costurar... a blogosfera é realmente uma fonte de inspiração e pesquisa! Adorei seu pinguim, vai ficar na minha listinha prá fazer um dia, rsrs....
    Parabéns pela coragem, pela força, pela determinação, vc é exemplo para mim, estou fazendo faculdade aos 36 anos e já pensando no mestrado e no doutorado... vou chegar lá!
    bjossss

    ResponderExcluir
  22. Oi Beth,

    vim ver o antes e depois da sua slaa que você me falou. Ficou show.
    Aproveitei para ver este post lindo.
    Costurar deve ser um prazer! estou prestes a ganhar minha maquina...so na expectativa.

    beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi Beth, eu amei teu pinguin, já salvei o molde.
    Também me meti nas costurices através de blog maravilhosos, e também porque tinha uma máquina a mais de 10 anos e não sabia nem começas.
    Então pensei em aptrnder nsvrgsndo.
    Tem uns pontos nela que nem sei como usar mas vou aprendendo.
    Muito obrigado pelo carinho da visita.
    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  24. Oi Beth.....
    sim mt ansiedade rs
    vo mandar o endereço pelo e-mail....
    perdi a vez mesmo rs
    obrigada mesmo pelo carinho
    bjossssss

    ResponderExcluir
  25. Meus parabéns Beth. Sua persistência em aprender está rendendo frutos adoráveis. Admiro muito quem vai atrás de um sonho.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Eita que essa mulher é demais...e sou sua fã...bjs

    ResponderExcluir
  27. Olá Beth,
    Estive de férias por isto não apareci mais por aqui.
    Eu amei teu pinguim e concordo com o que tu escreveste, mas se tu quiseres algum molde ou dica das coisas que faço ficarei feliz em poder ajudar. Eu tenho uma lojinha no Elo 7, mas não me importo em ensinar pessoas legais e elegantes como você, que assim como eu não pedem e sim vão em busca e até conseguir, ufa, mas vale à pena, né.
    A propósito fiz um pinguim de contact para minha geladeira, por sugestão tua, não sei se tu lembra, vou postar foto dele.
    Beijos e ótima semana !

    ResponderExcluir
  28. Olá Beth, tudo bem?
    Espero que esteja tudo na paz!
    Menina... sei que ando em falta com você, mas te prometo que vou ser mais presente. rsrsrs
    Férias agora só Deus sabe quando, acho que ainda cheguei mas cansado do que fui. rsrs
    Quando cheguei de Maceió, foi um corre corre danando, era material escolar da filhota para comprar, fardamento que não cabia mas, pense numa bronca, a menina está crescendo de um dia para o outro.kkkk
    Olha eu estou fazendo uma corrente de oração lá no bloguito, pelo Samuel, filho da Aline do Blog O Apê de nós Dois, que nasceu e se encontra no C.I.I. Estou contando com você nessa corrente de oração!bjão

    ResponderExcluir
  29. oi
    vi seu post no mosaico do Casa corpo e cia
    amei seu trabalho
    parabens
    estou te seguindo
    aproveito para te convidar a participar do sorteio no meu blog, será um prazer te receber por la

    bjos

    ResponderExcluir
  30. Ei pensei em vir aqui te conhecer e me desculpar, dei tiro no pé.rsrsrsrs me apaixonei por você...já sou sua fã
    Diz que me aceita no seu coração pois na list de seguidores já estou. Lindo seu pinguim, vejo que o passo 9 é maravilhosa Tilda, não tenha medo é mais fácil que muitas bonecas( olha que faço vários modelos)Uma dica: use o ponto da máquina entre 2 e 3 e aquelas curvinhas vão ser moleza. Esteja a vontade para me pedir, perguntar o que quiser e quantas vezes quiser, será um prazer somar e dividir com você
    Cut beijos e grandes produções

    ResponderExcluir
  31. Beth querida !!

    Parabénssssss !! Seu pinguim ficou lindo !! E como é gostoso a gente fazer uma coisa e depois ver que A GENTE TAMBÉM CONSEGUE, né amiga? Eu também não sei costurar, mas "brinco " com minha Janominha...amo !!

    Um beijão
    Helena
    www.diaadiacorridinho.com.br

    ResponderExcluir
  32. Que linduuuuu!!!! hehehe
    Eu não tenho um pinguim em casa, cozinha que é cozinha tem que ter pinguim, faz favor né!!! Vou pegar o molde e fazer um para mim, espero que fique perfeitinho como o seu. Parabéns. Adorei o bichinho.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  33. Oi, vim do mosaíco...achei muito fofo o pinguim!!!
    Bjus
    Si

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Adorei essepinguim...ja inclui na minha lista de projetos, faz a xícara sim, é muito gostosa de fazer.
    Muito obrigada pela visita tah

    Bjokas!!!

    ResponderExcluir
  36. Ai, ficou fofíssimo o pinguim!!! Delícia ver o que a gente fez, né? Tb sou assim, gosto de eu mesma tentar fazer, do meu jeito, recriando... Um dia tb quero comprar ma máquina nova! Abs.

    ResponderExcluir
  37. Vim atrvés do mosaico,amei o pinguim!!!
    eu tbm estou la 268,269,270.
    bjs

    ResponderExcluir
  38. Que pinguim mais lindo.

    Simplesmente amei.
    Parabéns pelo trabalho.

    Um Beijo, Bruna.

    ResponderExcluir
  39. KKKKK Porque a gente sempre solta uma gargalhada quando olhamos para um pinguim? Eles são muito engraçados, fofos e elegantes. Seu mascote ficou muito fofo. E quanta inspiração heim amiga?!!! Desejo que em 2013 vc continue com a mesma disposição para produzir seus projetos e alcançar seus sonhos! Obrigada por participar do mosaico de Ano Novo! Bjaum!!!

    ResponderExcluir
  40. OLá!!
    Que ano maravilhoso cheio de costurices!!
    Em 2013 você deve fazer sua primeira Tilda, garanto que será a primeira de muitas!!
    Ela não é difícil, apenas rica em detalhes!!
    Amei o post
    Bjss

    ResponderExcluir
  41. Eu estou louca para comprar minha máquina ...tudo por culpa das amigas blogueiras....kkk

    Adorei esse pinguim.

    Abraços

    ResponderExcluir
  42. Olá, vim lá do mosaico da Vera dá uma espiada, gostei vou dar uma olhada no site que vc indicou
    bj
    Renata

    ResponderExcluir