25 maio 2014

Molho Natural de Tomate

      Você sabia que os produtos enlatados surgiram no século XIX, na preparação  para I Guerra Mundial?

      Aquelas latinhas enfeitiçaram as mulheres que estavam iniciando o trabalho fora de casa, saborosos, coloridos, lindaS embalagens, nenhuma informação nutricional, as despensas foram ficando abarrotadas, mas hoje sabemos que pra conservar essas latinhas, vidros e sachês eles usam: ácido benzóico, dioxido de sulfa,nitratos e nitritos, sódio  e açucar em grande quantidade.  

 Já imaginaram ingerirmos isso ao longo dos anos? Já percebeu agora quantas queixas temos com dores de estômago, enxaqueca, aumento da dor nas  cólicas menstruais....




    

    Esse  molho simples  dura 1 mês só for acrescido de frango desfiado, carne moída ou calabresa, sem carnes, ele dura até 3 meses no freezer.  Vou presentear uma  amiga que adoooora molho de calabresa e vou mostrar  que é possível comê-la de vez em quando, mas de forma mais leve. 

    Ingredientes


1 kg de tomate maduro

1/2 pimentão verde (optativo)
1 cebola
6 a 8 dentes de alho
1 xícara de chá de manjericão fresco
1 colher de sopa rasa de orégano
1 colher de azeite
sal 
1 linguiça calabresa grelhada (optativo)
1 litro de água





Corte em pedaços grandes: tomates, pimentão, cebola, alho, manjericão, água  e liquidifique.




acrescente azeite, sal e coloque numa panela, leve ao fogo.




Enquanto isso, triture a calabreza 



acrescente-a ao molho, não tampe a panela e em fogo baixíssimo, deixe apurar por meia aproximadamente meia hora (nunca menos) esse tempo é para retirar a acidez do tomate.



  mudei de panela, aquela foi pequena

  olhem a cor que maravilha, sem nenhum aditivo químico




Presenteie a irmã, a amiga, a sogra, contribua para que seus queridos mudem os hábitos, para uma vida mais saudável.


Observação:
1-  o sal deve ser colocado quando for aquecer para consumo, porque o sódio se concentra com o tempo, fica embutido, e você nem sente o sabor alterado, mas as artérias sim.

2- se vai usar molho para pizzas, macarrão, carnes, risotos, faça-o sem calabresa, assim a duração é de 3 meses no freezer.

3- vão aparecer aqueles comentários "ah gasta um tempão pra fazer, gasta-se mais dinheiro, mas resista, porque o lucro será a longo prazo.


Espero que gostem e nunca mais usem aquelas latinhas, vidros e sachês de veneno, bjus
            

16 comentários:

  1. Oi Beth!

    hahaha, você acertou nas desculpas! Acaba que a gente fica é com preguiça mesmo! Mas não tem comparação em qualidade, não é mesmo?
    Eu sou super apaixonada por molhos e 80% do molho que faço é de tomate industrializado. Nem preciso dizer que já preocupei, né?

    beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  2. Huuuuuuuuummmmm.... Show de imagens e delícia de receita!
    E cá entre nós, um molho caseiro faz toda a diferença na saúde e no paladar!
    Bjs e uma Boa Semana!
    Zazá

    ResponderExcluir
  3. Oi Beth,
    Eu faço uso de muito molho e sachê e estou disposta a mudar, gostei muito da receita, é verdade que gasta mais, mas quem disse que saúde é barato?
    bjs e boa semana!!

    ResponderExcluir
  4. Hum!!E fica bom!!Uma dica, coloque uma pitada de açúcar para tirar a acidez do tomate, fica perfeito.Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Que delíciaaaa !

    Oieee , vim convida-la para o sorteio na minha página , hoje é o último dia, beijosss

    http://cantinhodaselminha.blogspot.com/2014/04/sorteio-aniversario-do-blog.html

    ResponderExcluir
  6. Olá Beth!
    Dia desses eu fiz por aqui!
    Também gostei da sua receita,qualquer dias desses faço por aqui!
    besos

    ResponderExcluir
  7. Precisamos mudar os hábitos mesmo... é questão de disciplina. Anotado a receitinha. Bjs no coração!

    ResponderExcluir
  8. Você tem razão, as vezes na correria do dia a gente acaba ingerindo esses venenos achando que esta facilitando mas la na frente a conta disso chega. Vou fazer esse molho e deixar em potinhos no freezer. bjs!

    ResponderExcluir
  9. Amei sua postagem Beth,
    Cresci com minha mãe sempre fazendo molho de tomate e pasta de tomate caseira,
    depois que me casei também tenho o costume da fazer e deixar no freezer e você tem toda razão é muito mais saudável,principalmente para as crianças,ótima sua receita e já estou anotando para fazer e experimentar. Aqui também eu faço tempero caseiro para sempre que vou fazer a comida ter um temperinho pronto.Obrigada pela receita estou levando comigo.
    Bjs e uma linda semana.
    Carla

    ResponderExcluir
  10. Obrigada por nos presentear!!! Essa receita é uma coisa de boa!!! Hum!!!! Molho de tomate só o de casa!!!
    bjsssss

    ResponderExcluir
  11. bete, minha amiga. que maravilha de molho é esse, estou com água na boca.
    seu face esta maravilhoso com suas criações, saio curtindo tudo, pois, é um mais bonito que o outro.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Menina, até que enfim eu encontrei uma receita de molho de tomate que combina com o meu paladar. Essa receita é maravilhosa, amei!

    Agora ninguém me segura! rs

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oieee

    Participei de uma tag e te indiquei para participar, dá uma olhadinha :)

    http://vidaloucadecasada.blogspot.com.br/2014/06/tag-11-coisas-sobre-mim.html

    Bjo!

    ResponderExcluir
  14. Beth,
    Estava falando isso mesmo com minha irmã hoje.... em como devemos mudar um pouco nossa alimentação.

    Mil bjos e uma linda semana,
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  15. OLÁ !! MULHER ABENÇOADA...

    Pasei para desejar 1 final de semana
    cheio de alegrias....seus mimos são lindos,te seguindo espero que me
    aprove desejo voltar mais vezes neste espaço encantador e criativo.


    BEIJOS!!!

    ResponderExcluir
  16. huuumm adorei a receita e eu em particular adoro muito molho no macarrão....

    ResponderExcluir